Olho no Tempo

Para fazer a mais precisa interpretação do tempo meteorológico, faz-se necessário conhecer os sistemas de leitura mais usuais, como os de Satélite, Radar, Estações, e suas grandezas fisico-químicas…

Imagens em tempo real do Satélite Meteorológico Goes-16 para a América Latina (Fonte: Epagri – Ciram)

Por isso costumo “ler e interpretar” os modelos fornecidos por órgãos oficiais e reconhecidos como: Inmet, Cptec/Inpe, Noaa (sistema norte-americano), Ciram/Epagri, Windy (sistema Tcheco/Suiço), Climatempo, ClimaTerra e Tempo Agora, compilando seus dados e assim, criando um cenário próprio de previsão para a região onde habito, alicerçado principalmente no meu conhecimento geográfico…

(Prof. José Carlos Rabello)                                  

A leitura do Clima/Tempo é lida preferencialmente por um Satélite Meteorológico, devido a abrangência do território mapeado por estar em órbita terrestre. Este é um tipo de satélite artificial que, embora seja construído com o objetivo principal de monitorar o tempo e o clima da Terra, monitora também efeitos da atividade humana, como luzes das cidade, queimadas, níveis de poluição, além de auroras polares, tempestades de raios e poeira, superfícies cobertas por neve e gelo, desmatamento, nuvens liberadas nas erupções vulcânicas, correntes oceânicas, entre outros.

Outros satélites ambientais podem detectar mudanças na vegetação da Terra, no estado do mar, na cor dos oceanos e regiões polares.

O El Niño e seu efeito sobre o tempo, por exemplo, foi monitorado diariamente por meio de imagens de satélite. O buraco na camada de ozônio é mapeado por meio de dados de satélites meteorológicos.


Imagens de Nuvens Cumulunimbus: seu formato e real

Para acessar o Mapa mais completo do Tempo via-satélite, sugiro a opção do CPTEC-INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como mostra abaixo, observando a imagem que explica as funções no menu superior (clique sobre o link):

CPTEC-INPE (link de acesso)

Obs: No link acima, menu de comando opção “Fontes”, sugiro na relação de número “5” o tipo de imagem “AMS RETANGULAR REALÇADA CH4 ALTA RES.”, por ser a que define melhor a situação do tempo pela resolução e pelas cores, além da divisão politica no mapa.

Imagem do Tempo Via-Satélite INPE

Em Tipos de Imagem, sugiro escolher na lista a opção , que mostrará a imagem grande da América do Sul e com cores coloridas, se houver nebulosidade.

FONTES: Epagri/Ciram de Santa Catarina e Cptec/Inpe de São José dos Campos/SP.