Hidrografia de SC

O Estado de Santa Catarina é representado por dois sistemas de drenagem: o sistema integrado do interior (bacia do Prata), comandado pelas bacias dos rios Paraná e Uruguai, e o sistema da vertente do Atlântico (litoral catarinense), formado por um conjunto de bacias isoladas.

A Serra Geral é o grande divisor das águas que drenam para os rios Uruguai e Iguaçu e das que se dirigem para o litoral catarinense, no oceano Atlântico. No norte do estado, a Serra do Mar também serve como divisor entre a bacia do rio Iguaçu e as bacias da vertente atlântica.

O sistema de drenagem da vertente do interior ocupa uma área aproximada de 60.185 quilômetros quadrados, que corresponde a 63% do território, sendo que a  bacia do rio Uruguai corresponde a 49.577 quilômetros quadrados. Esta bacia apresenta afluentes importantes como os rios: Peperi-Guaçu, das Antas, Chapecó, Irani, Jacutinga, do Peixe, Canoas e Pelotas. Outra bacia que faz parte do mesmo sistema é a do rio Iguaçu, sendo seus principais afluentes os rios Jangada e Negro (limite com o Estado do Paraná), Timbó e Paciência.

riossc

A vertente do Atlântico abrange aproximadamente 32.291 km², ou seja, 37% da área total do estado, com destaque para o rio Itajaí-Açu, que conta com dois grandes formadores: os rios Itajaí do Sul e o rio Itajaí do Oeste, e com dois grandes tributários: os rios Itajaí do Norte ou Hercílio e o Itajaí-Mirim, formando, assim, a maior bacia inteiramente catarinense.

Ainda na vertente do Atlântico, existem outras bacias como as dos rios Tubarão, Araranguá, Itapocu, Tijucas, Mampituba (divisa com o estado do Rio Grande do Sul), Urussanga, Cubatão do Norte, Cubatão do Sul e d’Una.

Os rios de Santa Catarina são normalmente comandados pelo regime pluviométrico.
O processo de degradação dos recursos hídricos no território catarinense, vem se desenvolvendo de forma alarmante. Os locais mais poluídos são o sul do Estado (devido à mineração do carvão), o norte (devido à utilização de metais pesados pelas indústrias), e no meio-oeste (com as indústrias de pasta mecânica e efluentes urbanos).

sc_hidro2

Rio Sangão poluído

Rio Mãe Luzia (Sangão), afluente do Rio Araranguá, super poluído pelos rejeitos das minas de carvão.

5-Bacia Rio Araranguá

 

Referências: Mapas escaneados do acervo impresso do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá. Mais informações em www.aguas.sc.gov.br