Cine Clube

Projeto Virtual Audiovisual de filmes longa metragem com caráter científico, muito úteis no processo de ensino-aprendizagem da Geografia e disciplinas afins. A partir de uma página específica na rede social facebook é possível conhecê-los com sinopse, imagens, links, dicas de filmes atuais e temas para exploração.

Informações constantemente atualizadas na pagina do facebook:

https://www.facebook.com/cineclubelivre/?ref=bookmarks

 

As aulas de Geografia podem se tornar mais dinâmicas e atrativas com a utilização de filmes longa-metragem de caráter científico. Estes proporcionam significativo interesse e atenção dos alunos sobre o conteúdo mediado pelo professor, tornando-se uma poderosa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o uso de recursos audiovisuais constitui-se numa nova fonte de informação e cultura, tornando-se uma mídia prática e útil para a dinamização das atividades escolares.

Entretanto, este recurso necessita de um planejamento antecipado no que diz respeito principalmente ao seu tempo e o numero de aulas utilizadas, devendo estar previsto, sincronizado e exposto no plano de aula para a melhor exploração do filme durante o calendário escolar, bem como a realização de atividades posteriores que envolvam uma análise crítica do mesmo.

Outro aspecto importante é a escolha de filmes que retratem uma realidade sem distorções e/ou de forma tendenciosa.

O filme como recurso didático também proporciona uma interação mais direta com outras mídias e materiais (foto, mapa, gráfico, imagem, audio, etc) possibilitando a busca por novas pesquisas e análises que necessitam de outros critérios para sua interpretação, como o “aquecimento global”, por exemplo.

Nesse sentido faz-se necessário realizar uma abordagem do conteúdo antes e depois do filme, mediando entre os alunos algumas cenas que não foram percebidas ou interpretadas de forma equivocada.

Essa é uma das principais vantagens dessa metodologia, pois proporciona o despertar da imaginação dos estudantes, a visualização e realização de analogias ao conteúdo estudado, bem como o interesse de pesquisador científico.

Os filmes nas aulas de Geografia, se bem selecionados, criam condições para um conhecimento maior da realidade e uma reflexão crítica dos acontecimentos.

Santos (2012) salienta que reconhecer a importância das diversas linguagens que constroem o mundo das informações é o primeiro passo para que o educador contribua com uma formação significativa, permitindo aos alunos autonomia e condições a fim de transformar a sua realidade. Assim, uma das preocupações do professor de Geografia é pensar sobre as práticas pedagógicas que devem ser adotadas e como fazer com que a abordagem de temas tão variados e complexos, comum à Geografia, se torne estimulante e interessante.”

Abaixo, algumas boas propostas de filmes explorados e aprovados por mim e pelos meus alunos. Neles,  experimentamos e comprovamos virtualmente, os conhecimentos mediados nos conceitos científicos, simulados através dos efeitos especiais dos respectivos filmes.

Prof. José Carlos Rabello

FILMES SOBRE GEOLOGIA:

O NÚCLEO

Temas para exploração: Camadas da Terra (crosta, manto e núcleo); Camadas da Atmosfera; Movimentos de Rotação e Translação; Campo Magnético Terrestre; Fissão Nuclear; Bomba Atômica…

Repentinamente a Terra parou de realizar seu movimento de rotação, devido a uma força ainda desconhecida que está agindo sobre o planeta. A paralisação traz consequências desastrosas, já que proporciona a deterioração do magnetismo da Terra e, consequentemente, de sua atmosfera. Para tentar descobrir o que está havendo e resolver a crise, o geofísico Josh Keyes (Aaron Eckhart) escala uma equipe com alguns dos mais brilhantes cientistas do planeta, que tem por missão ir até o núcleo da Terra para reativar sua rotação.

 

IMPACTO PROFUNDO

Temas para exploração: Astronomia, Sistemas de Obervação Espacial, Telescópios e Lunetas, Sistema Solar, Meteoros e Cometas, Camadas da Terra (crosta, manto e núcleo); Fissão Nuclear; Bomba Atômica…

Um astrônomo-mirim (Elijah Wood) e seu professor acidentalmente descobrem que um cometa com 11 mil metros de diâmetro vai colidir com a Terra em um ano. Se isto vier a acontecer os danos causados serão incalculáveis e a vida animal e vegetal em pouco tempo deixará de existir. No entanto, uma equipe formada por americanos e russos planeja colocar detonadores nucleares para fragmentar o cometa e salvar a Terra.

 

2012

s as

Temas para exploração: Camadas da Terra (crosta, manto e núcleo); Tectônica das Placas; Falhas Geológicas; Vulcões; Terremoto; Escala Richter; Tsunami; Fusos Horários…

Em 2008, o presidente americano (Danny Glover) convoca uma reunião de emergência com as principais potências para conversar sobre um grande perigo geológico inevitável para a humanidade. Os anos passam e, com a proximidade de 2012, as autoridades decidem que não é mais possível conter o perigo eminente que pode significar o fim do mundo. Com isso, colocam em prática o plano iniciado anos atrás, sob o comando dos cientistas Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) e Carl Anheuser (Oliver Platt).

 

TERREMOTO  –  A falha de San Andreas

Temas para exploração: Camadas da Terra (crosta, manto e núcleo); Tectônica das Placas; Falhas Geológicas; Vulcões; Terremoto; Escala Richter…

Depois que a famosa “Falha de San Andreas” finalmente cede, provocando um terremoto de magnitude 9 na Califórnia, Ray (Dwayne Johnson), um piloto de helicóptero de resgate, e sua ex-esposa precisam percorrer todo o estado na esperança de resgatar sua filha. Mas a jornada traiçoeira rumo ao norte é apenas o começo e quando eles acham que o pior já tinha passado… está apenas começando.

 

O IMPOSSÍVEL

Temas para exploraçãoCamadas da Terra (crosta, manto e núcleo); Tectônica das Placas; Falhas Geológicas; Vulcões; Terremoto; Escala Richter; Tsunami;

(Baseado em fatos reais de 26/12/2004) – O casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto curtiam aquele paraíso após uma linda noite de Natal, um tsunami de proporções devastadoras provocado por um terremoto distante, atinge o local arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em algum outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia se os outros dois estão vivos. É quando eles começam a viver uma trágica lição de vida, movida pela esperança do reencontro e misturando os mais diversos sentimentos.

 

FILMES SOBRE CLIMA / AQUECIMENTO GLOBAL:

 

O DIA DEPOIS DE AMANHÃ

Temas para exploração: Era Glacial; Fenômenos Climáticos Extremos; Correntes marítimas; Furacão-Tufão; Escala Saffir-Simpson; Neve; Nuvem Cumulunimbus; Raio; Granizo; Tornado; Escala Fujita…

A Terra sofre alterações climáticas devido ao aquecimento global que modificam drasticamente a composição química das correntes marítimas colocando em risco a vida da humanidade. Tempestades severas com tornados gigantescos são registrados em todo o planeta, levando sua população ao pânico. Com o norte se resfriando cada vez mais e antecipando uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul para fugir do inevitável congelamento. Porém o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo.

 

 

TWISTER (Tornado)

Temas para exploração:  Tempo Meteorológico; Fenômenos Climáticos Extremos; Nuvem Cumulunimbus; Raio; Granizo; Tornado; Escala Fujita…

No estado de Oklahoma (EUA), uma tempestade que não acontece há décadas está se prenunciando e dois grupos de cientistas rivais planejam entrar para a história colocando censores no tornado, para que estas informações possam ir até um computador e, assim, seja possível prever sua chegada com maior antecedência. Mas para colocar os censores é necessário ficar o mais próximo possível do tornado e torcer para que os censores sejam sugados pela tempestade. Em uma das equipes está uma jovem (Helen Hunt) obcecada por tal idéia, pois em 1969 ela viu o pai ser sugado por um tornado, e atualmente ela planeja conseguir seu intento ou morrer tentando.

 

TEMPESTADE – Planeta em Fúria

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e atividades ao ar livre

Temas para exploração: Astronomia; Fenômenos Climáticos Extremos; Correntes marítimas; Furacão-Tufão; Escala Saffir-Simpson; Neve; Nuvem Cumulunimbus; Raio; Granizo; Tornado; Terremoto; Maremoto.

A ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos capazes de ameaçar a existência da humanidade faz com que seja criada uma extensa rede de satélites, ao redor de todo o planeta, de forma a controlar o próprio clima.

FILMES SOBRE ASTRONOMIA (Ficção Científica):

 

COMO EXPLORAR: Estes filmes podem desempenhar um importante papel como recurso didático na Educação de modo a despertar o interesse do estudante e aproximá-lo da “cultura elaborada”. Piassi e Pietrocola (2009) argumentam que… “Em se tratando da Educação em Geografia e Ciências abordando a Temática Científica, podemos citar a Ficção-Científica como um dos gêneros mais ricos para tal, sendo inclusive, passível de ser utilizada para abordagem e aplicação de seu uso na sala de aula. A Ficção Científica, então, tem sido assinalada como um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem da Geografia, da Matemática e das Ciências (Física, Química e Biologia), sendo utilizada por vários professores e pesquisadores, como recurso didático na educação básica e em especial no ensino médio.” Piassi e Pietrocola (2009).

 

INTERESTELAR

Interestelar

Temas para exploração: clima; órbita terrestre; gravidade; sistema solar; rotação e translação; relatividade do espaço/tempo; buraco negro; galáxia; universo.

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão, sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.

 

GRAVIDADE

Temas para exploração: órbita terrestre; gravidade; sistema solar; rotação e translação.

Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio espacial Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

 

A MÁQUINA DO TEMPO

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, fogo e texto

Temas para exploração: Revolução Industrial, Globalização, Tecnologia,  Astronomia e Eras Glaciais.

O personagem central da história é o cientista Alexander Hartdegen, interpretado por Guy Pearce, um homem obcecado por duas coisas: sua bela noiva Emma e a possibilidade de viajar no tempo; porém uma tragédia acaba matando a noiva do cientista. Desesperado ele resolve construir uma máquina do tempo para voltar no tempo e mudar o passado. Após muito pesquisar, Hartdegen consegue construir um aparelho capaz de transportar as pessoas pelo tempo. Ele retorna ao passado e tenta salvar sua noiva. Entretanto, apesar das tentativas, ela acaba sempre morrendo. Desesperado, o cientista resolve viajar até o futuro para descobrir por que ele é incapaz de alterar o passado. Testando suas teorias com a máquina, Alexander viaja de 1889 para o ano de 802 701 d.C.. Lá ele descobre que a humanidade se dividiu em duas raças: os Morlock e os Eloi. Além disso, os seres humanos não são mais encarados como iguais entre si, mas como caças e caçadores.
O longa-metragem é baseado no romance homônimo de H. G. Wells, de 1895; e no filme de 1960, como o mesmo nome, de David Duncan.

BIOGRAFIAS:

 

O JOGO DA IMITAÇÃO

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usaram na 2ª Guerra Mundial para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing, um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke sua grande incentivadora.

A TEORIA DE TUDO

Baseado na biografia do brilhante Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico fez descobertas importantes sobre o espaço-tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

QUESTÕES sobre os FILMES (arquivos em PDF):

OUTROS FILMES Questões filme GERAL

Questões filme O NUCLEO

Questões filme TWISTER

Questões filme 2012

Questões filme IMPACTO PROFUNDO

Questões filme INTERESTELAR

Questões filme O DIA DEPOIS DE AMANHÃ

Questões filme O IMPOSSIVEL