Olho no Tempo

Fonte: Epagri – Ciram / Santa Catarina / Satélite Goes 16 *

A leitura do Clima/Tempo é lida preferencialmente por um Satélite Meteorológico, devido a abrangência do território mapeado por estar em órbita terrestre. Este é um tipo de satélite artificial que, embora seja construído com o objetivo principal de monitorar o tempo e o clima da Terra, monitora também efeitos da atividade humana, como luzes das cidade, queimadas, níveis de poluição, além de auroras polares, tempestades de raios e poeira, superfícies cobertas por neve e gelo, desmatamento, nuvens liberadas nas erupções vulcânicas, correntes oceânicas, entre outros.

Outros satélites ambientais podem detectar mudanças na vegetação da Terra, no estado do mar, na cor dos oceanos e regiões polares.

O El Niño e seu efeito sobre o tempo, por exemplo, foi monitorado diariamente por meio de imagens de satélite. O buraco na camada de ozônio é mapeado por meio de dados de satélites meteorológicos.

*A imagem da animação acima nos mostra como está a situação do tempo na região centro-sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Quando aparecerem imagens em: preto, céu limpo;  CINZA E BRANCO, estão associados à presença de nuvens baixas, as quais podem estar muito próximas à superfície, como os nevoeiros e as nuvens stratus que, por vezes, podem resultar em garoa ou chuvisco; VERDE, está relacionado a nuvens médias e altas, com topos em altitudes superiores a 10 km. As médias, como os altocumulus, altostratus e nimbustratus, podem provocar chuva fraca ou moderada. As nuvens altas, como as cirrus, cirrucumulus e cirrustratus, são transparentes e não provocam chuva ou forte sombreamento; VERMELHO e AZUL, se trata de nuven super célula Cumulunimbus, podendo variar de 12 a 25 km de altura. De grande desenvolvimento vertical e atividade chuvosa intensa, pode ocasionar Chuva forte, Vento forte, Micro-explosão, Raios, Granizo e mais raramente, Tornados.

 

Cores

Temperatura do topo da nuvem

Altura do topo da nuvem

Cinza  40°C a -45°C Superfície até 8km
Branco -45°C a -65°C Entre 8km e 12km
Verde -65°C a -75°C Entre 12km e 15km
Vermelho -75°C a -85°C Entre 15km e 18Km
Azul -85ºC a -95ºC Acima de 18 Km até 25Km

Para acessar o Mapa mais completo do Tempo via-satélite, sugiro a opção do CPTEC-INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como mostra abaixo, observando a imagem que explica as funções no menu superior (clique sobre o link):

CPTEC-INPE (link de acesso)

Obs: No link acima, menu de comando opção “Fontes”, sugiro na relação de número “5” o tipo de imagem “AMS RETANGULAR REALÇADA CH4 ALTA RES.”, por ser a que define melhor a situação do tempo pela resolução e pelas cores, além da divisão politica no mapa.

Imagem do Tempo Via-Satélite INPE

Em Tipos de Imagem, sugiro escolher na lista a opção , que mostrará a imagem grande da América do Sul e com cores coloridas, se houver nebulosidade.

FONTES: Epagri de Santa Catarina e Cptec/Inpe de São José dos Campos/SP.