TDICs

TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

As TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) se configuram como elementos atuais muito úteis no processo de ensino-aprendizagem, nascidas a partir das evoluções tecnológicas mais atuais com a inserção do microchip (de silício) no mundo digital. Portanto são possibilidades advindas da transformação do sistema binário (bits que representam 1 e 0 – in/out) em mídias acessíveis de todas as formas (foto, vídeo, som, textos, etc).

A mídia faz parte da nossa realidade atual, inovando, facilitando, modificando, de forma geral, a nossa relação com o mundo. Na Educação pode atuar como um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem instigando os alunos e facilitando a compreensão dos saberes; eliminando barreiras físicas e temporais, promovendo o acesso às informações e alterando os valores e concepções nos grupos sociais.

No mundo globalizado e informatizado no qual estamos inseridos, as relações com o conhecimento adquirem novas dimensões, em que a escola deve propiciar descobertas para novas atitudes pedagógicos das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), promovendo os requisitos necessários para viver em uma sociedade em transformação  (GRINSPUN,1999). No entanto, ainda não é muito comum vermos professores se utilizando desses recursos que a cada dia se renova e se torna tão presente na vida dos nossos alunos.

A falta de capacitação e formação dos profissionais em educação nesta área ainda é evidente, apesar de ser gritante a necessidade de atualização. Nossos alunos estão cada vez mais informados e atualizados e, nesse contexto, os educadores não podem ficar para trás, tendo que acompanhar essa evolução e explorá-la ao máximo, promovendo uma educação que proporcione um verdadeiro preparo do individuo para a vida social.

Os profissionais em educação precisam estar preparados para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos.

[…] as pessoas competentes em informação são aquelas que aprenderam a aprender. Elas sabem como aprender, pois sabem como o conhecimento é organizado, como encontrar a informação e como usá-la de modo que outras pessoas aprendam a partir dela. (DUDZIAK, 2003, p. 26).

Dessa forma, os educadores devem valer-se de sua essência que é “aprender a aprender” e usar as TDICs como elementos de apropriação e desenvolvimento dos alunos.

As TDICs podem operar como ferramenta de aprendizagem, proporcionando várias formas de interação e de participação dos alunos como seres ativos, construtores do conhecimento de forma interativa, prazerosa e lúdica. As técnicas de ensino-aprendizagem necessitam abandonar preceitos ultrapassados, em que os educandos eram postos numa sociedade diferente da atual, e que hoje, não reverenciam as necessidades e expectativas dos mesmos.

As TDICs na educação contribuem para a mudança das práticas educativas com a criação de uma nova ambiência em sala de aula e na escola que repercute em todas as instâncias e relações envolvidas nesse processo, entre as quais as mudanças na gestão de tempos e espaços, nas relações entre ensino e aprendizagem, nos materiais de apoio pedagógico e na organização e representação das informações por meio de múltiplas linguagens.( ALMEIDA e SILVA, 2011, p.4).

Tendo em vista essas reflexões, torna-se evidente que as TDICs são recursos extraordinários que bem explorados promovem uma aprendizagem significativa. Segundo Moran (2007, p.2), “[…] são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, […]”. No entanto, sem a adesão dos educadores, será mera distração, em que não ficará explorado o potencial educativo.
COMO ESTÁ NOSSA CONSCIÊNCIA ACERCA DAS TDIC ? (Arquivo DOC)