Softwares e Aplicativos

Atualmente, qualquer usuário de Internet pode ter informações em tempo real a partir de mapas ao vivo pelo computador. Existem também várias plataformas disponíveis gratuitamente para acompanhar o trânsito e descobrir os melhores caminhos como o Google Maps e o Waze, por exemplo. E para quem gosta de meteorologia existem outros serviços especializados como o site Windyty, que exibe ao vivo as correntes de ar e previsões do tempo na região de sua escolha. Além de tudo isso, ainda é possível ver o radar aéreo, postar vídeos ao vivo no Facebook, ver onde estão acontecendo os terremotos ao redor do mundo, etc. Veja e conheça os mais acessados:

1. Objetos no espaço

Se você é um apaixonado por astronomia, adora ver o céu e saber o que acontece na órbita da Terra, visite o site Stuffin Space. Nele, o usuário poderá acompanhar o mapa em 3D e em tempo real que mostra cada item com detalhes e a linha de órbita, como satélites, equipamentos de comunicação, monitoramentos e até muito lixo que já foi abandonado no espaço. Você encontrará dados de localização, altitude, tempo, inclinação, tipo e velocidade do objeto. O idioma da página é inglês e o acesso é gratuito.

mapas

 

2. Terremotos e tremores

O site Labs GMT é um recurso atualizado minuto a minuto onde fenômenos naturais como tremores e terremotos são detectados e podem ser acompanhados em tempo real em um mapa dinâmico de todo o mundo. A intensidade dos tremores é apresentada no mapa com pinos de alturas e colorações diferentes, com o verde para mais leve até o laranja para mais pesado, passando pelo amarelo. O acesso ao mapa é gratuito e o site está disponível em inglês.

mapas

 

3. Previsão do tempo e correntes de ar

O site Windyty é uma plataforma direcionada para a previsão do tempo. Ele apresenta um mapa global onde é possível conferir o tempo em qualquer parte do planeta e conseguir informações detalhadas sobre o tempo na sua região ou cidade. Você pode também digitar o nome de sua cidade no campo de texto no canto superior esquerdo da interface, ou dar um zoom na localidade que desejar e o usuário observará a dinâmica da direção das correntes de ar que indicam chuvas, ventos, ondas e pode-se acompanhar as mudanças de temperatura no decorrer do dia. Ele é atualizado automaticamente com as indicações dos fenômenos naturais. Com o globo ampliado, o usuário poderá ver o movimento dos ventos e a possibilidade de frentes frias. O serviço é gratuito e o site é todo em português.

mapas

 

4. Google Maps

O Google Maps, além de proporcionar a criação de rotas e pesquisar por localizações não conhecidas, permite ainda que o usuário pesquise pelo local onde deseja ir, digitando no topo da tela o endereço e selecionando no menu da lateral da esquerda a opção “Trânsito”. O mapa então será  alterado com linhas em vermelho (trânsito intenso), laranja (trânsito médio) e verde (trânsito livre), que monitoram a movimentação em ruas, avenidas e estradas em tempo real.

mapas

 

5. Waze

O Waze, aplicativo de localização em GPS mais famoso e mais usado no mundo através de dispositivos móveis, também possui sua versão para a Web. No mapa da plataforma visualizada pelo computador, o usuário faz a mesma pesquisa de trânsito em locais determinados em mapas ao vivo. No mapa ainda é possível ver os alertas de acidentes, de obras na pista além de avisos de outros motoristas, que influenciam o trânsito. As marcações em tons de vermelho também mostram a intensidade de veículos. Quanto mais escuro, mais cheias estão as ruas. O site é gratuito e em português.

mapas

 

6. Radar aéreo

Com o FlightRadar24, o usuário é capaz de monitorar o espaço aéreo ao vivo e acompanhar o tráfego de aviões em qualquer parte do mundo. Dessa forma, você pode acompanhar o voo de alguém querido, saber por onde ele está passando no momento e descobrir se o seu voo está atrasado. Ao clicar em qualquer avião exibido na tela, são exibidas algumas informações do voo, como a companhia aérea, o número do voo, local de origem e destino do avião e horários estimados de partida e chegada. O recurso é em inglês e está disponível gratuitamente.

mapas

 

7. Vídeos ao vivo no Facebook

Uma função relativamente nova no Facebook permite que qualquer usuário transmita ao vivo um vídeo através do Facebook. Essa ferramenta pode ser encontada no menu lateral na Página Inicial da rede social na seção “Aplicativos”. Basta clicar sobre a opção “Videos ao vivo” que um mapa global será aberto. Nele, cada ponto representa uma transmissão ao vivo. Para acessar uma delas basta clicar sobre ela. Para saber do que se trata, repouse o mouse sobre o ponto e uma janela irá se abrir com algumas informações sobre o usuário e com o vídeo em tempo real. É possível abrir o vídeo na mesma interface, fazer comentários, curtir, compartilhar e saber o número de espectadores que estão assistindo à transmissão. A ferramenta é gratuita e está disponivel em português.

mapas

 

8. Google Earth

Ótimo software “open source” (código fonte aberto e com atualização de dados pela internet) cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de fotografias de satélite obtidas em fontes diversas em qualquer tempo. Pode-se utilizar interativamente e com grande análise de dados, para estudos de geografia, física e história, inclusive observando cidades, ruas e casas com o Street View.

 

9- Nasa World Wind

É um programa desenvolvido pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), e que apresenta ao usuário imagens em 3D do globo terrestre e outros planetas, assemelhando-se muito ao Google Earth mas com enfoque mais didático.

Captura de tela

 

10 – Celestia

É um programa de astronomia 3D, baseado no Catálogo Hipparcos, permitindo ao usuário mostrar objetos variando em escala de satélites artificiais até galáxias inteiras em três dimensões. Diferentemente da maioria dos programas para planetários, o usuário é livre para viajar através do Universo. Mais de 10 GB de conteúdo extra estão disponíveis para suplementar o programa básico como resultado da pequena mas produtiva comunidade de usuários que apoiam o programa. Tanto a NASA como a Agência Espacial Europeia (AEE) já usaram o Celestia.

 

11 – Stellarium

É um software livre de astronomia para visualização do céu, nos moldes de um planetário. Com excelente qualidade técnica e gráfica, o programa é capaz de simular o céu diurno, noturno e os crepúsculos de forma muito realista. É capaz ainda de simular planetas, luas, estrelas, eclipses e tudo em tempo real, fornecendo informações detalhadas de milhares de corpos celestes.

Fontes:

https://canaltech.com.br

http://www.techtudo.com.br