Pirâmide Etária

Também chamada de pirâmide demográfica, consiste num gráfico que mostra a distribuição de diferentes grupos etários numa população (tipica de um país ou região do mundo), em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide cuja altura é proporcional à quantidade que representa a estrutura da população por sexo e idade. Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional. É baseado numa estrutura etária da população, ou seja, a repartição da população por idades.

Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo; a base representa ogrupo jovem (até 19 anos); a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto(entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos).

As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, de uma determinada população ao longo do tempo. Quanto mais alta a pirâmide, maior aexpectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população. É possível perceber que quanto mais desenvolvido economicamente e socialmente é o país, mas sua pirâmide terá uma forma retangular.

EXEMPLOS:

Piramide Etaria 1

 

Pop.