Ásia

O maior e mais populoso continente do planeta (são aproximadamente 44,3 milhões  de km² e 4,43 bilhões de habitantes) também é o local onde existiram as primeiras civilizações de que se tem notícia. Embora o homo-sapiens tenha surgido na África, foi aqui onde surgiram as primeiras civilizações (aproximadamente 3.500 a.C.), mais precisamente na região da Mesopotâmia  (=terra entre rios) onde hoje fica hoje o Iraque.

Asia Politico

O continente asiático se estende desde o Oceano Pacífico a Leste até a Europa e o Mar Mediterrâneo a Oeste, onde também faz divisa com a África no Canal de Suez.

Devido à extensão do continente e às altas cadeias montanhosas que impedem a passagem do ar frio do norte em direção ao sul e do ar quente das correntes marítimas do sul em direção ao norte, a Ásia apresenta um clima bastante variado com regiões desérticas (Deserto de Gobi e do Tibet) na parte central do continente e nas penínsulas Iraniana e Arábica. Enquanto que, nos locais de grande altitude o clima é bastante frio como, por exemplo, as Cordilheiras do Himalaia onde a temperatura chega a até -30ºC. Entretanto, o clima característico na região é o clima de monções, ventos periódicos que atingem o continente devido às variações de pressão atmosférica entre este e o mar.

Além de ser o maior continente do mundo, abriga seis dos dez países mais populosos do planeta (dados de 2015):

1º China (1.393.783.836),
2º Índia (1.267.401.849),
4º Indonésia (322.583.006),
6º Paquistão (185.132.926),
8º Bangladesh (158.512.570),
10º Japão (126.999.908).

Em razão de sua extensão territorial, o continente abrange diversas características naturais, econômicas e culturais.
Para facilitar as análises de todos os temas foi feita a regionalização do continente, a partir desse processo o continente asiático ficou dividido em Ásia boreal (onde se encontra a parte asiática da Rússia), Ásia Central (onde está o Casaquistão, o Usbequistão, o Turcomenistão, o Quirquistão e o Tajiquistão), Oriente Médio (abriga, em grande maioria, países árabes e mulçumanos), Ásia austral (abrange a Índia e o sudeste asiático) e Extremo Oriente (composto por China, Mongólia, Taiwan, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão).

DIVISÃO REGIONAL

O relevo asiático também é bastante variado. Lá se encontra a maior depressão do mundo: o Mar Morto está a 392m abaixo do nível do mar, e o ponto mais alto: o Monte Everest com 8.848m. O continente também se caracteriza pelas inúmeras penínsulas e planaltos como as penínsulas da Coréia, do Decã, na Índia e a Península Arábica que compreende a Arábia Saudita, os Emirados Árabes, Catar, Omã e o Iêmen. Os principais planaltos são: o Planalto do Pamir (a mais de 4.000m), o Planalto do Tibet, da Mongólia, do Decã (parte central da Península do Decã), o Planalto da Anatólia, da Arábia, do Irã e o Planalto Central Siberiano.

asia-mapa-fisico

MAPA DO CLIMA ASIÁTICO

Ásia Climas

 

relief-maps-of-earth-with-exaggerated-mountain-ranges-2

Detalhes do arquipélago do Japão, Coréias e Rússia.

Entretanto, podemos dizer que as regiões mais importantes do continente asiático são as planícies, pois é justamente nelas onde surgiram as primeiras civilizações do continente, como, por exemplo, as Planícies Mesopotâmica e Indo-gangética. É nelas também onde encontramos os principais rios da região: o Rio Amarelo e o Rio Azul, na Planície da China, os Rios Eufrates e Tigre na Mesopotâmia, o Rio Ganges e o Rio Indo na Planície Indo-gangética. A Planície Siberiana se destaca pelos rios que permanecem congelados na maior parte do ano. Já a Planície do Mekong se caracteriza pelas culturas de arroz, o principal alimento da região.


asia energy

Imagem de Satélite a noite

A vegetação do continente também varia bastante por causa do clima e do relevo. As principais são a Taiga, Tundra, Taiga Siberiana, Estepes, Pradarias, Savanas e as Florestas equatoriais e tropicais nas regiões próximas ao Equador e subtropical e temperada nas regiões da Coréia (do Norte e do Sul) e no Japão.

Ainda fazem parte do continente inúmeras ilhas que compõem a Indonésia, as Filipinas e o Japão.