Clima

climas-brasil-galeria-capa

 

O território brasileiro apresenta uma grande diversidade climática devido a sua extensão. Diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, são os fatores que influenciam o clima de uma região.

A diferença climática no Brasil interfere diretamente na sua formação vegetal, pois os fatores climáticos (temperatura, precipitação pluviométrica, etc.) influenciam nas características inerentes a esse aspecto.

Para conceituar Clima devemos primeiro diferenciá-lo de Tempo para que não surjam dúvidas…

Tempo – conjunto das condições atmosféricas de um lugar em determinado momento.

Clima – conjunto de variações do tempo de uma determinada localidade. Para estabelecer o clima de um lugar, devem-se analisar os fenômenos atmosféricos durante um período de, no mínimo, 30 anos.

É importante conhecer também, neste contexto, as características climáticas e o tipo de vegetação (temperatura, umidade relativa do ar, períodos do ano de chuva e seca, aspectos da vegetação, árvores nativas, principais frutos, fauna ameaçada de extinção, etc.).

climas_br

 Os tipos de clima do Brasil 

Para classificar um clima, devemos considerar a temperatura, a umidade, as massas de ar, a pressão atmosférica, correntes marítimas e ventos, entre muitas outras características. A classificação mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se a criada pelo estudioso Arthur Strahler, que se baseia na origem, natureza e movimentação das correntes e massas de ar.

De acordo com essa classificação, os tipos de clima do Brasil são os seguintes: 

Clima Subtropical: presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida, por isso é comum a incidência de neve nas serras catarinense, gaúcha e paranaense.

neve-no-brasil3

Locais onde o fenômeno recorde de neve, em 22 e 23/072013, ocorreu.

Clima Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.

Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2500 mm anuais.

Clima Tropical: temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.

Clima Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperatura médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pela Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.

Clima Tropical Atlântico (tropical úmido): presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas.