Energia Hidráulica

A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, pois o país é rico em rios com grandes extensões, grande volume d’água, e correndo sobre planaltos  de depressões.

O custo de investimento é bastante caro devido as obras de grande porte, principalmente para abastecer a Região Sudeste por ser a mais industrializada é a que consome mais energia.

A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. Ela é bastante utilizada na geração de eletricidade. As usinas hidrelétricas fornecem aproximadamente 90% de energia elétrica em todo o território nacional, sendo os 10% restantes utilizadas pelas usinas termelétricas,  nucleares, eólicas e solares.

O Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, pois seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da China e da Rússia.
Veja na tabela abaixo a distribuição do potencial hidrelétrico das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil.

 

Potencial hidrelétrico por bacia hidrográfica

Potencial (MW)

Bacia do Amazonas

106 051

Bacia do Tocantins

26 847

Bacia do Paraná

61 400

Bacia do São Francisco

26 622

Bacia do Uruguai

15 123

Atlântico Sudeste

14 528

Atlântico Sul

9 599

Atlântico Leste

3 115

Total do Brasil

263 285

A energia hidráulica suporta todas as necessidades brasileiras em relação à eletricidade, porém, para que isso ocorra de forma correta, deve haver novas construções de usinas.

Algumas causas da construção de usinas são a degradação ambiental e o espaço que emprega o lago artificial colocado pela construção da usina. Causando também a perda de solos agricultáveis, florestas, fauna e principalmente com a retirada de populações ribeirinhas, como na região da Amazônia, que foi preciso remover grupos de povos indígenas que viveram na região durante muitos anos.

 

USINA HIDRELÉTRICA (exemplo de Fonte de Energia Renovável)

É uma forma de obter energia por meio do potencial hidráulico de um rio, sendo que é necessária a construção de usinas com elevado nível de água. A água passa pelas tubulações da usina com bastante força e velocidade e movimentam as turbinas. No processo, a energia potencial ( energia da água) se transforma em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas já estão ligadas a um gerador, que transforma a energia mecânica em energia elétrica.

 



Turbinas:
As turbinas hidráulicas são turbinas projetadas especificamente para transformar a energia hidráulica de um fluxo de água em energia mecânica na forma de torque e velocidade de rotação.

Uma das 14 turbinas da Usina Hidrelétrica de Itaipu

 

Gerador: um dispositivo que utiliza a indução eletromagnética. É uma espira em forma de retângulo que fica imersa em um campo magnético e gira em torno de um eixo. Quando a expira gira,surge uma corrente induzida periódica.

Um dos 14 geradores de eletricidade da Usina Hidrelétrica de Itaipu

 

As Usinas Hidrelétricas são, preferencialmente, construídas em locais afastados, o que eleva o valor da energia que tem que ser transmitida para as cidades. As hidrelétricas possuem uma boa eficiência energética – por volta de 95%. Os países que mais possuem potencial elétrico são o Canadá, Estados Unidos, Brasil, Canadá, Rússia e China. No Brasil, mais de 90% da energia elétrica é proveniente de usinas elétricas e é no Brasil que está localizada a usina de Itaipu, que atualmente é a maior do mundo.
É uma fonte renovável de energia e não emite poluentes; entretanto, causa impactos ambientais e sociais, pois a inundação de áreas para a construção gera problemas com a retirada da população ribeirinha e agricultores da região. Além disso, o represamento de água destrói a vegetação natural, causa assoreamento do leito dos rios, problemas para a fauna e flora do local, extinção de peixes, desmoronamento das margens e transmissão de doenças.