Energia

Fontes de Energia

No planeta, são encontrados diversos tipos de fontes energéticas.

Fontes Primárias são aquelas que ocorrem de forma natural no planeta, como os combustíveis fósseis, água, vento e radiação solar. Já as Fontes Secundárias são obtidas a partir das fontes primárias no qual são transformadas, por exemplo: do petróleo é retirada a gasolina e o diesel, da água é explorada a fonte hidrelétrica, etc.

A matriz energética mundial é baseada no consumo de fontes de energia não renováveis; porém, com o aquecimento global no Brasil e no mundo, a mudança na característica energética deve ser feita. Fontes alternativas estão sendo implantadas e procuradas a fim de renovar a matriz energética. As fontes energéticas podem ser classificadas de duas formas:

 

Fontes renováveis

Recurso que não é limitado destacando-se as hidrelétricas, energia solar, eólica, os biocombustíveis, dentre outras. Apesar disso, essas fontes energéticas podem causar alguns impactos ao meio ambiente.
renováveis

Fontes não renováveis

Recurso natural, mineral ou fóssil, que não se renova e que pode se esgotar a médio ou a longo prazo. As principais fontes são o petróleo, o carvão e o urânio. Geralmente produzem gases poluentes que favorecem o aquecimento global provenientes de veículos, oleodutos, vazamento em navios, dentre outros.

não renováveis

 

 

 

Acesse o link para baixar os arquivos

Energia (Fontes de Energia Renovável e Não Renovável).ppt

Energia_Solar

Energia_Eólica

Biomassa

Petróleo

Carvão_Mineral

Gás_Natural

Outras_fontes