Turfa

A turfa é um produto de origem vegetal, formada a milhares de anos (3.000 a 10.000 anos) pela deposição de restos de plantas em um terreno alagadiço. Este material é utilizado para a produção de diversos produtos agrícolas, destacando-se:

  • Fertilizantes;
  • Substratos para plantas;
  • Misturas para jardins e floreiras;
  • Condicionadores de solo;
  • Cobertura para gramados;

turfa

 

Características técnicas

É um produto natural com elevado percentual de matéria orgânica (90%) de alta qualidade que, incorporado ao solo, aumenta a atividade microbiana.

A Capacidade de Retenção de Água da turfa é alta (300-700% do seu peso em água), o que faz com que a umidade próxima às raízes seja mantida por um período mais prolongado nos vegetais que utilizarem produtos oriundos desta matéria-prima. Assim, onde for aplicado no solo produtos a base de turfa, mesmo em período de estiagem ou deficiência hídrica, a planta terá água e nutriente em maior disponibilidade.

Retenção dos nutrientes minerais nos insumos a base de turfa, os quais são envolvidos pela matéria orgânica. Devido à capacidade de adsorver (segurar) nutrientes minerais, a matéria orgânica dos produtos a base de turfa possibilita disponibilizar estes elementos químicos à planta por um período maior.

Reduz a salinização dos solos, pelo fato dos nutrientes minerais estarem protegidos pela turfa na área junto às raízes das plantas, protegendo a vida microbiana.

É um produto ecologicamente correto, pois o fato de reduzir a lixiviação dos nutrientes minerais, diminui a possibilidade de contaminação das águas existentes no subsolo. Além disso, a turfa utilizada como substrato para produção de mudas elimina o uso de brometo de metila, gás considerado danoso ao meio ambiente.

Melhora a estrutura dos solos, onde, nos solos arenosos, aumenta a Capacidade de Retenção de Água, além de unir as partículas de areia e, no solo argiloso, também reduz a densidade  aumentando a porosidade.

A turfa é isenta de nematóides fitopatogênicos e ervas-daninhas.

A turfa tem baixa densidade, ou seja, pouco peso por volume (130-200 g/l em base seca), facilitando o manuseio dos produtos à base desta matéria-prima.

A turfa é um produto estável, fazendo com que os insumos produzidos a base desta matéria-prima tenham uma boa longevidade.

As características da turfa são incorporadas pelos produtos agrícolas feitos com esta matéria-prima. Assim, os insumos a base de turfa são diferenciados de produtos com base em outros materiais orgânicos (cascas, estercos de animais, etc).